Participantes do Grupo de pesquisa AGREMAL

Pesquisadores Professores

Colaboradores Estrangeiros

  • Pierre-Mathieu Le Bel:

Pesquisador em desenvolvimento territorial do Institut national de recherche pour l’agriculture, l’alimentation et l’environnement (INRAE), na unidade de Clermont Ferrand.
– Artigo oriundo de seus trabalhos de pesquisa: Des tiers-lieux pour aider les néo-paysans à se lancer.

  • Julien Blanc:

Julien Blanc  é pesquisador do Muséum National d’Histoire Naturelle (MNHN) de Paris. Atua na Unidade Mista de Pesquisa em Ecoantropologia, na qual é responsável pela equipe “Etnoecologia: saberes, práticas e poderes”.  Seus principais temas de pesquisa são saberes ecológicos; produção de conhecimento sobre a natureza e agroecossistemas; agroecologia;  inovação social e; transformações dos mundos rurais. Desde 2013, Julien Blanc desenvolve colaboração científica no seio do Agremal, graças a diferentes programas de internacionalização da pesquisa em torno do PPGI-EA/USP.

  • Morgane Isabelle Hélène Retière:

Docente em geografia na Université Paris Nanterre (França). Integrante da equipe Mosaïques do laboratório LAVUE (Laboratoire Architecture Ville Urbanisme Environnement); colaboradora do GP Agremal/CNPq. Doutora em geografia pela Universidade Paris 8 e em ecologia aplicada pela Universidade de São Paulo. Estuda as transições territoriais, entre políticas públicas e praticas locais, a partir de objetos de estudo na interface entre rural e urbano em particular em volta do abastecimento alimentar das cidades (políticas públicas de alimentação escolar, relocalização do abastecimento, diversificação).

Estudantes de Mestrado

  • Helena Lelli Riga:

Graduada no Curso de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia da Conservação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante a trajetória acadêmica fui bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desenvolvendo projeto de Iniciação Científica voltada para a área da agroecologia. Atualmente estou cursando o Mestrado da Universidade de São Paulo (USP) no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI – EA).
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2756415461102938

  • Laila Vera Fett de Oliveira:

Mestranda em Ecologia Aplicada no Programa de Pós Graduação Interunidades da ESALQ/CENA-USP. Engenheira Agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, ESALQ-USP (F-2020). Participou como estagiária bolsista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na unidade Meio Ambiente, em Jaguariúna-SP, com coautoria em projeto de iniciação científica pelo Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em produção vegetal e sistemas agroflorestais.
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3982627653708952

  • Thayná Caroline Baldini Guedes:

Mestranda em Ecologia Aplicada no Programa de Pós Graduação Interunidades da ESALQ/CENA-USP. Possui graduação em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2021). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3262197054215319.

  • Bianca Frota Torres:

Mestranda em Ecologia Aplicada no Programa de Pós Graduação Interunidades da ESALQ/CENA-USP. Gestora ambiental formada pela ESALQ/USP, com experiência em trabalhos com agricultores familiares, levantamento de dados de vegetação e educação ambiental. Possui conhecimentos em sustentabilidade, restauração ecológica, agricultura familiar, agroecologia, economia circular e gestão de resíduos.
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7003086827757057.

Estudantes de Doutorado

  • Bruno Fernandes:

Tecnólogo Ambiental pela Faculdade de Tecnologia – FT/UNICAMP (2014), Especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis (Oca/ESALQ-USP) e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais (PPGRF-ESALQ/USP). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Ambiental, Tecnologias Sociais, Saneamento Rural e Educomunicação. Pesquisador e Extensionista do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Educador Ambiental no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba/SP (SEDEMA).
– Resumo do projeto de pesquisa: link
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1651078426409153

  • José Caio Quadrado Alves:

Bacharel em Antropologia, Licenciado em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da Universidade Estadual de São Paulo (USP). Principais áreas de interesse: mudanças climáticas, reforma agrária e conflitos socioambientais.
– Resumo do projeto de pesquisa: link
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8395661188447400.

  • Luciana Maria de Lima Leme:

Mestre e doutoranda em Ecologia Aplicada no Programa de Pós Graduação Interunidades da ESALQ/CENA-USP. Possui especialização em Psicopedagogia – PUC SP e graduação em Pedagogia – Universidade de São Paulo – USP . Iniciou carreira junto a instituições de ensino particulares para o fundamental I e II e educação para crianças especiais com paralisia cerebral. Nos quinze anos seguintes coordenou e conduziu projetos de Treinamento & Desenvolvimento (RH) como consultora, instrutora e multiplicadora de treinamentos e seminários em empresas nacionais e multinacionais, para as áreas de liderança organizacional, comunicação empresarial, negociação, vendas e atendimento ao cliente. Nos últimos cinco anos desenvolveu atividades para o Ensino Médio como coach educacional , em instituição particular; ministrou módulos na área de gestão de pessoas em cursos técnicos; lecionou disciplinas relacionadas a gestão de pessoas e comunicação empresarial em faculdades particulares para a graduação e pós-graduação. Tem dedicado a maior parte da vida profissional à educação de adolescentes, jovens e adultos.
– Resumo do projeto de pesquisa: link
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7605611897984946.

  • Roberta Moraes Curan:

Mestre e doutoranda em Ecologia Aplicada no Programa de Pós Graduação Interunidades da ESALQ/CENA-USP. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Tem espírito proativo, curioso e de liderança, com facilidade e experiência para trabalhar em equipes multidisciplinares. Ao longo da carreira profissional atuou em instituições particulares como consultora de sustentabilidade realizando auditorias de responsabilidade ambiental e social, elaboração de relatórios de sustentabilidades e inventários de gases de efeito estufa, além da gestão e levantamento de riscos ambientais. Em 2018 tornou-se mãe. No momento presente é membro do Grupo de Pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas – AGREMAL (ESALQ/USP) inscrito no Diretório do CNPq e do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana – GEAU (IEA/USP). Seu principal interesse é a pesquisa interdisciplinar que analisa e discute os sistemas agroalimentares mais sustentáveis, incluindo democracia alimentar, agroecologia, agricultura urbana e circuitos curtos.
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3602880802109391.

  • Carolina Refinetti Schiesari:

Mestre em Economia Agrícola (Agricultural Economics) pela Universität Hohenheim na Alemanha (2017) e bacharela em Administração de Empresas com foco em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) (2011). Atualmente é estudante de doutorado em Ecologia Aplicada do Programa de Pós-Graduação Interunidades (ESALQ-CENA) da Universidade de São Paulo e faz parte do Grupo de Pesquisas em Agriculturas Emergentes e Alternativas (AGREMAL), o qual está inserido no Programa de Pós-Graduação Interunidades (ESALQ-CENA) em Ecologia Aplicada e inscrito no CNPq. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, Políticas Públicas e Agroecologia. Na área profissional, possui 7 anos de experiência como consultora em sustentabilidade e pesquisadora do setor agrícola.
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7575191634614034.

  • Gabriela Mariano Mendonça:

Mestra e Doutoranda em Ciências com enfase em Ecologia Aplicada no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo e graduada em Gestão Ambiental pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ/USP. Especialista em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI) pelo Centro Universitário SENAC, campus Piracicaba. Experiência em Produção e Comercialização Agroecológica, Agricultura Familiar, Questões de gênero na Agricultura Familiar, Políticas Públicas, Projetos socioambientais, Resíduos Sólidos, Percepção e Educação Ambiental. Licença Maternidade durante o segundo semestre de 2019.
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2306252999495366.

Pesquisadores de Pós-doutorado

  • Fábio Frattini Marchetti:

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (2009) e Mestre em Biologia Vegetal (2012) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP Rio Claro). Doutor em Ecologia Aplicada (2018) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), doutorado sanduíche no Muséum National d’Histoire Naturelle (2017), em Paris, França. Desde 2019 atua como pesquisador de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), é membro do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA, ESALQ, USP) e do Grupo de Pesquisas em Agriculturas Emergentes e Alternativas (AGREMAL). Desenvolve trabalhos nas áreas de Ecologia Humana e Etnobotânica, com ênfase em sistemas agrícolas tradicionais, agricultura familiar e agrobiodiversidade.
– Resumo do projeto de pesquisa: Link.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3361582853033088.

Pesquisadores Associados

  • Alberto Kirilauskas Rodrigues dos Santos:

Graduado em Bacharelado em Gestão Ambiental pela USP (2011) e em Tecnologia em Produção, com ênfase em Plásticos pela Faculdade de Tecnologia – Zona Leste (2006). Experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ambiente e Sociedade.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0424488445884830.

  • Andréa Yumi Sugishita Kanikadan:

Possui graduação (2000) e mestrado (2005) em Administração pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou estágio doutoral pelo programa BEPE- FAPESP na Universidade de Toulouse Le-Mirail (2012-2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades quilombolas, indígenas, agricultura familiar, desenvolvimento local, qualidade de vida no trabalho e políticas públicas.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8061259946864185.

  • Bruno Boni Teixeira:

Mestre em Ecologia Aplicada no PPGI-EA, CENA/ESALQ (USP). Engenheiro Florestal e Bacharel em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP. Supervisor de Restauração Florestal na empresa BioFlora (2017). Estagiário do GPEC, atuando no projeto Pró-Adapta Sertão com produtores rurais do sertão baiano (2015/2016). Bolsista PIBIC/CNPq em Ecologia de Ecossistemas (2011/2012). Coordenador acadêmico do GADE (2011/2012).
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4594595527373949.

  • Diléia Santana dos Santos

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado em Ecologia Aplicada (Desenvolvimento Rural) pela Universidade de São Paulo (2015) e pós-doutorado também pela Universidade de São Paulo (2022). Atualmente é Perita Federal Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Tem experiência na área de Agronomia, como facilitadora de processos participativos e na formação de extensionistas. Atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, gestão ambiental, desenvolvimento rural, assistência técnica extensão rural, projetos produtivos para agricultura familiar, Sistemas agroflorestais, transição agroecológica e agroecologia.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3361582853033088.

  • Eduardo Ferraz Araújo:

Graduado em Gestão Ambiental pela USP (2012), onde trabalhou com resíduos químicos no laboratório de pescados na ESALQ/USP. Bolsista de apoio técnico (CNPq) no Laboratório Reprodução e Genética de Espécies Arbóreas na ESALQ/USP (2013).
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6754121701047920.

  • Flávia Torunsky:

Mestra pelo PPGI em Ecologia Aplicada do CENA/ESALQ (USP), com especialização em Educação Ambiental pela USP – São Carlos. Graduada no curso de Bacharelado em Imagem e Som pela UFSCar (2003). Residiu na Espanha, onde iniciou sua atuação como arte educadora ambiental através de oficinas, rodas de conversa e atuações teatrais engajadas com o tema.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0452502476380765.

  • Gabriela Maria Leme Trivellato:

Mestra e doutora pelo PPGI em Ecologia Aplicada da ESALQ/CENA (USP). Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP (2018). Tem experiência na área de Sociologia Rural e Estatística Aplicada, com foco nos temas: multifuncionalidade da agricultura e indicadores e índices de sustentabilidade ambiental e agrícola. Atuou junto ao Grupo de Trabalho e Extensão Direitos Humanos/ESALQ (cofundadora e membro). Atualmente é membro do AGREMAL e do Projeto Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Gestão Sistêmica & 4.0 na ESALQ/CENA (https://ia-cd-gs-esalq-usp.blogspot.com).
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2485077174947081.

  • Gabriela Narezi:

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (2008); Doutora em Ciências com ênfase em Ecologia Aplicada pela ESALQ – USP. Foi bolsista do Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CAPES) e desenvolveu atividades de pesquisa no Institut des Hautes Études sur l’Amerique latine – Sorbonne Nouvelle (Paris III), Paris – França. Desenvolveu projeto de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo na área de Ecologia Aplicada. Atualmente é professora efetiva do Centro de Formação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Sul da Bahia do campus de Porto Seguro – BA. Possui experiência e atua principalmente nos seguintes temas: ecologia de agroecossistemas, agroecologia e produção orgânica, segurança alimentar e segurança hídrica em populações rurais e indígenas, áreas naturais protegidas.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1603781651177935.

  • Gabriele Souza Valadão:

Graduada em Ciências Biológicas pela ESALQ/USP, bacharelado (2013) e licenciatura (2014). Pós-graduação em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora-Portugal (2013) e mestranda em ciências com área de concentração em ambiente e sociedade pela ESALQ/USP. Educadora no curso de licenciatura em ciências (USP), Piracicaba (ESALQ).
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2200757719218777.

  • Katia Maria Pacheco dos Santos:

Mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz /USP e Doutora em Ciências. Engenheira Agrônoma. Atuação profissional em extensão rural, desenvolvimento socioambiental, administração e comercialização rural. Gestora de projetos socioambientais, de pesquisa e extensão e em captação de recursos junto a instituições como: FNMA/MMA, MDA; Petrobras, além da FAPESP e do CNPq. Atua a mais de 15 anos em projetos de Extensão Rural na Amazônia, São Paulo e Paraná. Atuou como consultora no PNUD; MMA; MDS e NATURA. Foi gestora de Unidades de Conservação pela Fundação Florestal/SMA no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Estação Ecológica Juréia-Itatins, RDS, APA dos Quilombos do Médio Ribeira e Parque Estadual Caverna do Diabo. Atuou na coordenação de Projetos em ONGs ambientalistas e indigenistas como o Instituto Socioambiental – ISA. Docente na faculdade de agronomia e medicina veterinária na Universidade de Brasília – UNB até 2016. Foi Diretora do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da cidade de Peruíbe – SP até outubro de 2017. Atualmente é Docente na Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT a disciplinas de Desenvolvimento Rural Sustentável; Desenvolvimento e Gestão da Agricultura Familiar; Conservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local e Turismo Rural.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4359440007667775.

  • Luciane Cristina de Gaspari:

Graduada em Engenharia Florestal pela USP (2006), mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar/EMBRAPA (2010), doutora em Ciências com ênfase em Ecologia Aplicada – Sociedade e Ambiente pela USP (2016). Tem experiência na área de Sociologia e Economia Rural, com destaque em extensão rural e pesquisa-ação, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamento rural, agricultura familiar, desenvolvimento rural e agroecologia.
– Ler a tese na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4857503984068571.

  • Luiz Carlos Demattê Filho:

Médico Veterinário pela UNESP – Botucatu (1986) Mestrado em Zootecnia em nutrição animal pela UNESP – Botucatu (2004) Pós-Graduado em Gestão Estratégica do Agronegócio pela FGV. Doutor em Ecologia Aplicada ESALQ/USP (2014). A mesma ganhou o prêmio CAPES de Teses 2015. Pós doutorando da FGV EAESP/ GOS – Gestão de Operações e Sustentabilidade. CEO da Korin Agricultura e Meio Ambiente Ltda. Diretor de produção e indústria da Korin Agropecuária, Ltda. Coordenador Geral do Centro de Pesquisa em Agricultura Natural da Fundação Mokiti Okada. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agricultura Natural da Faculdade Messiânica. Membro do Conselho Curador da Fundação Mokiti Okada. Secretário Executivo da AVAL. Presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica – CTAO do Ministério da Agricultura/MAPA. Experiência em sistemas agroalimentares diferenciados com enfoque em sustentabilidade, multifuncionalidade da agricultura, Agricultura Natural, Orgânica e de base Agroecológica.
– Ler a tese na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4561658158193668.

  • Manuela Maluf Santos:

Mestre em Ecologia Aplicada pelo Programa de Pós-graduação Interunidades da ESALQ/CENA (USP) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Desde 2012 é pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da mesma Fundação, atuando em temas como agricultura familiar, cadeias de valor de produção de alimentos, abastecimento e desenvolvimento local.
– Ler a dissertação na íntegra: aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8982973330783442.

  • Manuela Silva Silveira:

Mestre em Ecologia Aplicada, área de concentração Ambiente e Sociedade pela USP. Graduada em Ciências dos Alimentos pela USP (2013). Com experiência na área de segurança alimentar e nutricional, políticas públicas, boas práticas de produção de alimentos e comercialização de frutas e hortaliças. Possui especialização em Ciências da Nutrição (Nutritional Sciences) pelo Institut Polytechnique LaSalle Beauvais (França), com ênfase em estratégias de qualidade para produtos regionais.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9461324109236307.

  • Marcos Freitas Le Moal:

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada – ESALQ/CENA e pesquisador do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Assentamentos Rurais e Agricultura Familiar. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia e Extensão Rural.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5960536037988366.

  • María Solange Bourlot:

Possui graduação em Direito (Abogacía) pela Universidad Católica de Salta, Argentina (2010). Especialista em Direito Ambiental (pós-graduação lato sensu) pela Universidade Metodista de Piracicaba (2012) e Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (2014), no Programa Interunidades Ecologia Aplicada (ESALQ-CENA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito Internacional Ambiental, Direito da Integração e Direito Constitucional.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4905107367117120.

  • Morgane Isabelle Hélène Retière:

Doutora pela USP (no PPGI-Ecologia Aplicada) e na Université Paris 8, na França, sobre as políticas públicas de alimentação escolar e a relocalização do abastecimento. Graduada em Engenharia Agronômica pela USP (2009) e pela AgroParisTech, na França, (2009) e mestre em Ecologia Aplicada pela USP (2014). Tem experiência na área de Agronomia, circuitos curtos de comercialização e políticas públicas para a agricultura familiar. Atuou no Núcleo Nheengatu de Agroecologia e em ONGs de apoio sistemas agroalimentares territoriais, economia solidária e agroecologia.
– Ler a tese na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7001124479219997

  • Natália Gebrim Dória:

Graduada em Nutrição pela USP (2013). Mestra pelo PPGI em Ecologia Aplicada-CENA/ESALQ (USP). Diretora do Instituto Terra Mater, Piracicaba/SP. Vice-presidente, representante pela sociedade civil no COMSEA, Piracicaba/SP. Atua nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional, Promoção da Saúde, Alimentação Escolar e Multifuncionalidade da Agricultura.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6709362845990929.

  • Otávio Gadiani Ferrarini:

Engenheiro Florestal formado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP (2010), possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada – ESALQ/USP e CENA (2014). Atualmente trabalha como Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, dentro do Departamento de Conservação de Ecossistemas na Secretaria de Biodiversidade.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4059915745570838.

  • Pierre Crouzoulon:

Possui graduação em Brevet de Technicien Superieur Production Animal – LEGTA Saint Lo There (2015) e em Certificate of Higher Education in Agricultural Management – Plymouth University (2014). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Zootecnia.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8597708388143834.

  • Rafael Eduardo Chiodi:

Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administração e Economia, na área de Desenvolvimento e Extensão. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. Doutor em Ciências (linha de pesquisa em Ambiente e Sociedade) pela Universidade de São Paulo (CENA-ESALQ) (2015). Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2006). Desenvolve projetos de pesquisa em temas como: políticas públicas agrícolas e ambientais, gestão de recursos naturais na agricultura, agroecologia, extensão rural, participação social e desenvolvimento rural sustentável.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2168663513691140.

  • Rodrigo Beccheri Cortez:

Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP (1997), especializado em Gestão Empresarial pela FGV (2000) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FATEC Internacional (2012). Mestre em Ciências, área de concentração de Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP (2017). Trabalha na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Casa Civil da Presidência da República, onde atua no acompanhamento e gestão de Programas e Políticas Públicas para Agricultura Familiar e fiscalização de contratos administrativos de ATER.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1757325102749618.

  • Rodrigo Brezolin Buquera:

Graduado em Engenharia Ambiental pela UNESP (2007- 2012). Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar (2013 – 2015) e doutor em Ecologia Aplicada pelo PPGI-EA da ESALQ/CENA (USP). Membro do Núcleo de Agroecologia Apêtê Caapuã (2012-2016). Bolsista do Projeto Centro Vocacional Tecnológico do Estado de São Paulo (2015 -2015), pela UNESP Botucatu atuando como articulador na região de Sorocaba. Trabalhou como Assessor Territorial de Inclusão Produtiva do Convênio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD) – Sudoeste Paulista, através do projeto de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) entre 2016-2017.
– Ler a tese na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2208143183411783.

  • Sandro Dias:

Doutor em Ciências (PPGI-EA) pela CENA/ESALQ (USP). Mestre pela Unicamp em História e Historiografia Literária; Graduado em História. Professor Estatutário da Unicamp, Departamento de Humanas do Cotil/Unicamp. Professor horista do Centro Universitário Senac, campus Águas de São Pedro, nos cursos de Gastronomia e Hotelaria e da Pós-Graduação em Gastronomia, e do Isca Faculdades, no curso de Gastronomia. Áreas de atuação: Ecologia aplicada, Ecoagricultura, Filosofia, História da Arte, História da Gastronomia, Antropologia e Sociologia da Alimentação, História Cultural, Patrimônio, Ecoturismo e Slow Food, Hospitalidade e Cultura, Negócios da Hospitalidade.
– Ler a tese na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4576704836395007.

  • Tarita Schnitman:

Doutora em Ecologia Aplicada – Universidade de São Paulo – USP. (ESALQ/CENA) 2014 (Conceito 7 CAPES). Doutorado Sanduíche na University of Melbourne Austrália – Landscape Sociology Group. Possui mestrado em Geografia e Estudos do Meio Ambiente pela Universidade de Haifa – Israel (2006). Aperfeiçoamentos em Saúde e Meio Ambiente e Governança de Florestas Tropicais- USP. Graduação em Administração. Docente de disciplinas como Ecologia e Orientadora de pós-graduação em Gestão Ambiental. Tem experiência na área de Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental e turismo. Possui a experiência empírica em atividade turística em cidade do Patrimônio Histórico, Área de Proteção Ambiental e Parque Nacional.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3269551003610588.

  • Túlio Caio Binotti:

Graduado em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP (2007) e mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar (2012). Atuação nos seguintes temas e áreas: agricultura familiar, povos indígenas, agroecologia, pesquisa ação, diagnósticos participativos, tecnologias sustentáveis, práticas de agricultura de base ecológica, água, gestão ambiental rural e urbana. É indigenista especializado da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), em São Gabriel da Cachoeira-AM (2012). Atualmente é doutorando no PPGI em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP).
– Ler a tese na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9440558916063581

  • Vitória Souza Leão:

Mestra pelo Programa de Ecologia Aplicada da ESALQ/USP, atuando na política de produção orgânica para pequenos produtores no Brasil. Possui bacharelado em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP, participou do Grupo TERRA no assentamento Milton Santos. Foi bolsista pelo CNPq, em 2014, no Núcleo de Agroecologia Nheengatu. Em 2012 e 2013, pelo estudou na AgroParisTech, em Paris, pelo Programa de Bolsas de Intercâmbio da Reitoria da USP. Fez estágio na Divisão de Desenvolvimento Sustentável da CEPAL em 2012.
– Ler a dissertação na íntegra aqui.
– Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6394205059399343.

Datas dos próximos exames de qualificação

15 de maio – 14 horas
Qualificação da doutoranda Andréa Yumi Sugishita Kanikadan
“Projetos de desenvolvimento local em Paraty e Vale do Ribeira: impactos no bem estar e na conservação da biodiversidade de comunidades quilombolas”

22 de maio – 14 horas
Qualificação do doutorando Luiz Carlos Demattê Filho
“Dinâmica Tecnológica da Cadeia Industrial da Avicultura Alternativa – Multifuncionalidade, Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade”

29 de maio – 14 horas
Qualificação da doutoranda Flávia Piedade
“Análise jurídica das mudanças na classificação do uso da terra na Juréria-Itatins e proteção ao conhecimento tradicional e à biodiversidade” 

06 de junho – 14 horas
Qualificação da doutoranda Patricia Fracarolli Canholi
“Análise da sustentabilidade territorial Cooperativa dos Produtores Agropecuários de São Pedro-SP”

Participação social e discursos sobre a sustentabilidade: um estudo das dinâmicas e conflitos em torno de projetos e políticas públicas de desenvolvimento rural no Vale do Ribeira

Projeto de pesquisa desenvolvido pela equipe
2008-2009

A concepção deste projeto funda-se no objetivo de investigar campos de conflitos, atores sociais e poder em torno de iniciativas de desenvolvimento rural lançadas para as regiões em certa medida desfavorecidas do estado de São Paulo. Nesta perspectiva, pretende-se refletir sobre os fundamentos nos quais se assentam os argumentos dos diferentes atores, discutindo suas justificativas e delineando um campo de disputas e produção de idéias. A região escolhida para o desenvolvimento da pesquisa é aquela do Vale do Ribeira, na qual diferentes interesses encontram-se em jogo: a agricultura familiar é a mais numerosa do estado de São Paulo; a defesa das comunidades quilombolas, caiçaras e indígenas se assenta em seus direitos ancestrais; empresas de reflorestamento, companhias agropecuárias e empreendedores imobiliários e turísticos pleiteiam o desenvolvimento econômico regional; entidades ambientalistas alertam para os riscos crescentes que pesam sobre uma das últimas grandes reservas naturais no estado. Neste quadro, a pesquisa se interessa notadamente para o estudo da implantação de conselhos locais e regionais de desenvolvimento, cuja disseminação foi intensa nestes últimos anos. Trata-se de analisar em que medida suas dinâmicas modificam as lógicas e hierarquias do campo político local.

Dinâmicas da agricultura familiar em Piracicaba e região: estudo de processos de intervenção e seus impactos nas escolhas e modo de funcionamento das unidades de produção

Projeto de pesquisa desenvolvido pela equipe

Este projeto de pesquisa se inscreve nas linhas de trabalho dos integrantes, enquanto docente da área de sociologia rural, e da equipe do Grupo de Estudo e Extensão São Pedro (GESP), ambos  do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura  Luiz de Queiroz  da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

A concepção deste projeto funda-se no objetivo de investigar a trajetória de um grupo de produtores familiares a partir de dados obtidos numa fase inicial de instalação de uma cooperativa agropecuária até os dias atuais. Trata-se de analisar as escolhas realizadas, a evolução das perspectivas e o impacto da extensão rural e assistência técnica ─ que acompanhou a implantação da referida cooperativa. O trabalho se fundamenta, sobretudo, nos modelos analíticos de Hughes Lamarche em torno de dois eixos: a família e as relações autonomia/dependência.

Os agricultores escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa são aqueles do alto da serra de São Pedro, membros da Cooperativa dos Produtores Agropecuários de São Pedro (Coopamsp), a maioria possuindo um perfil familiar. A propósito, diversos trabalhos já foram realizados sobre estes agricultores familiares, o que favorecerá efetivamente esta análise inédita focada em suas trajetórias de vida e de produção.

Alunos envolvidos: Graduação (5)
Integrantes: Ademir de Lucas – Integrante / Paulo Eduardo Moruzzi Marques – Coordenador.
Financiadores: Universidade de São Paulo – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa

Múltiplos impactos da implantação de assentamentos: estudos de casos próximos a metrópoles paulistas

Projeto de pesquisa desenvolvido pela equipe

A concepção deste projeto funda-se no objetivo de investigar processos sociais em torno da instalação de assentamentos que se situem próximos a regiões metropolitanas no estado de São Paulo. Trata-se de considerar os fatores que levam a mobilizações para a obtenção destas terras a fim de examinar estratégias, impactos, dificuldades e expectativas em torno destes assentamentos.

Nesta perspectiva, dois tipos de abordagens nos parecem pertinentes: de um lado, aquelas que se alimentam das idéias em torno da multifuncionalidade da agricultura e, de outro lado, aquelas desenvolvidas nos estudos sobre os impactos regionais dos assentamentos. Nestes âmbitos, estes últimos são analisados em suas múltiplas dimensões, o reconhecimento de novos papéis atribuídos à atividade agrícola estando no centro de nossas interpretações. Dois assentamentos situados em Americana/SP serão considerados de maneira privilegiada neste estudo: Milton Santos e Jardim Alvorada.

Alunos envolvidos: Graduação (4) / Mestrado acadêmico (1)
Integrantes: Ademir de Lucas / Paulo Eduardo Moruzzi Marques – Coordenador.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.