V Fórum Terra

Ocorreu no dia 19 de novembro de 2015 a  5ª edição do Fórum Terra na ESALQ, campus da USP situado na cidade de Piracicaba, SP. Organizado pelo  Núcleo de Agroecologia Nheengatu, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Armênio Khatounian e pelo Grupo Terra, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo Moruzzi, o evento foi uma oportunidade para discutir e analisar as características dos assentamentos  denominados PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável).

Ver mais detalhes

Membro do Agremal, Luiz Carlos Demattê Filho, recebe prêmio da CAPES como autor da melhor tese de 2015 em Ciências Ambientais

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no último dia 31 de agosto, o resultado do Prêmio Capes de Tese 2015. Neste ano, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (UPS/ESALQ) está representada pelo professor Paulo Eduardo Moruzzi Marques e seu orientado do Programa de Pós-Graduação de Ecologia Aplicada, Luiz Carlos Demattê Filho, que foram outorgados com o prêmio na área de Ciências Ambientais.

A pesquisa, denominada “Sistema agroalimentar da avicultura fundada em princípios da Agricultura Natural: multifuncionalidade, desenvolvimento territorial e sustentabilidade”, aborda a implantação de um sistema alternativo de avicultura na região de Rio Claro e Ipeúna. Segundo o professor Marques, trata-se de um sistema fundado na agricultura natural, que objetiva produzir um frango de melhor qualidade, no sentido de evitar o uso de antibióticos. “Demattê procurou discutir em que medida isso tem impacto no desenvolvimento territorial, na forma de compreensão do papel dos agricultores naquele local, e contou com entrevistas de diversos produtores integrados ao sistema para conhecer seu ponto de vista sobre o assunto”.

Marques disse ainda que a pesquisa se insere em uma reflexão sobre o que seria uma agricultura sustentável. “Permite um profundo impacto sobre o sistema avícola, que possui essa vocação para a sustentabilidade, e acredito que esse seja o ponto central que leva à premiação”. Para o docente, “é uma satisfação obter o reconhecimento científico de um trabalho bem elaborado”.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União em 31 de agosto, por meio da Portaria nº 109. O prêmio envolve entrega de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado. O evento de entrega de prêmios aconteceu em Brasília, em 10 de dezembro, na sede da Capes.

Texto: Alessandra Faveri Postali
Revisão: Caio Albuquerque