XXXI Congresso ALAS

A Associação Latinoamericana de Sociologia terá seu 31° Congresso no final do ano de 2017. O tema desse ano será “Las encrucijadas abiertas de América Latina. La Sociología en tiempos de cambio”. O evento ocorrerá nos dias 3 a 8 de dezembro do ano que vem, em Montevidéu no Uruguai.

O envio de resumos tem prazo até dia 19/12/2016 e poderá contemplar 26 diferentes Grupos de Trabalhos, desde Ciência e Tecnologia à Sociologia dos corpos e das emoções.

Ver mais detalhes

Seminário CPDA 40 Anos 1976 – 2016

Em 2016, o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) completa 40 anos de existência.

Para celebrar, o CPDA organiza um grande seminário nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2016 com o tema Diálogos Multidisciplinares sobre o Rural Contemporâneo: questão agrária, políticas públicas e identidades latino-americanas.

A programação detalhada do seminário poderá ser acessada aqui. O evento será aberto com inscrição gratuita que pode ser feita através de formulário eletrônico.

Data: 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2016.
Local: dias 30/11 e 1/12 – Solar da Imperatriz (Rua Pacheco Leão, 2040, Horto)
dia 2/12 – CPDA/UFRRJ (Avenida Presidente Vargas, 417 – 6º andar – Centro).

Informações coletadas na página do CPDA.

 

Rafael Eduardo Chiodi, membro do Agremal, recebe Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 em Ciências Ambientais

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorgou Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 da área de ciências ambientais a Rafael Eduardo Chiodi, pela tese “Pagamento por serviços ambientais: a produção de água como uma nova função da agricultura familiar na Mata Atlântica do sudeste brasileiro”. A tese foi defendida no ano de 2015, sob a orientação de Paulo Eduardo Moruzzi Marques, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da ESALQ/USP.
O trabalho de Rafael analisou como os projetos de pagamento por serviços ambientais destinados à conservação dos recursos hídricos estão influenciando dimensões da reprodução, manutenção e valorização das condições sociais, econômicas e ambientais da agricultura familiar nos diferentes contextos onde estão implementados na porção Mata Atlântica dos estados da região sudeste brasileira. Além de entender casos específicos, buscou-se estabelecer uma compreensão mais ampla do mecanismo de PSA como política pública para a agricultura familiar no Brasil. Veja mais sobre a tese aqui.
Em nota, a Fundação CAPES divulgou que a contribuição da tese de Rafel certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil. Os prêmios serão entregues em Braília, no dia 14 de dezembro de 2016, na sede da CAPES, às 18 horas e, durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2016.